Entre os dias 14 e 16 de novembro, vai acontecer em Lisboa a 8ª Conferência Internacional sobre Resiliência (8th ICBR). Este ano o evento vai contar com o Marielle Franco Community-Design Award.
O Marielle Award busca reconhecer arquitetos/as integrados/as em equipes interdisciplinares que trabalham em favelas ou outros contextos particularmente difíceis, marcados por uma elevada vulnerabilidade. São exemplos as comunidades ameaçadas ou afetadas por desastres, pobreza extrema, conflitos armados, deslocamentos forçados, ações de despejo ou violência urbana.
Dando seguimento ao legado de Marielle Franco, vereadora, socióloga e defensora dos direitos humanos social assassinada no Rio de Janeiro, o prêmio reconhecerá a obra mas também o compromisso desses profissionais no envolvimento e na capacitação de residentes de comunidades locais.
A premiação conta inicialmente com um valor de 10.000€ (cerca de xx reais) e pretende constituir-se como um incentivo para a continuidade de intervenções realizadas em contextos desfavorecidos, sua expansão ou replicação em outras comunidades.
Podem candidatar-se ao Marielle Award tanto profissionais de arquitetura como grupos de profissionais com participação destacada de arquitetos, preferencialmente através de entidades associativas (como sejam associações de moradores ou organizações não governamentais) com um histórico concreto de realizações.
As submissões ao Marielle Award podem ser feitas pelo/a próprio/a candidato/a ou por terceiros (tais como agências públicas ou privadas de implementação das intervenções) e devem conter uma apresentação do/a candidato/a e uma justificação da sua candidatura, de acordo com as instruções fornecidas. Toda a documentação deve ser apresentada em inglês, o idioma oficial do prêmio.
O/A vencedor/a da primeira edição do Marielle Award será anunciado/a durante a 8th International Conference on Building Resilience.
Para mais informações e a submissão de candidaturas, acesse aqui.