A iniciativa Hortas urbanas, agricultura social e parcerias na cadeia alimentar como um meio para criar sociedades inclusivas e sustentáveis, organizada pela empresa Enel Cuore em parceira com o Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Bolonha Alma Mater Studiorum, convoca organizações, associações, cooperativas e entidades sociais para inscreverem suas propostas de projeto de horticultura comunitária. As inscrições irão até 7 de julho.
As iniciativas precisam criar ou implementar serviços e espaços que promovam a horticultura social, tanto urbana quanto rural, a fim de melhorar a segurança alimentar; a horticultura sustentável como uma forma de promover a biodiversidade, reduzir a nossa pegada ecológica e estimular o uso adequado dos recursos naturais; a horticultura social para criar comunidades em áreas desfavorecidas e promover a inclusão social, estimulando a participação dos segmentos mais vulneráveis da população; a terapia horticultural para promover a reabilitação de pessoas e o bem-estar geral; a educação e o lazer em torno da horticultura; a horticultura como um meio para criar empregos e promover a autonomia dos jovens e adultos que vivem em condições sociais instáveis.
Os projetos devem ser destinados a comunidades residenciais, centros comunitários e centros de reabilitação. As principais contribuições da Enel Cuore serão as estruturas, o desenvolvimento da infraestrutura e a aquisição de bens de capital.
Na avaliação das propostas, será dada preferência aos projetos que incluam pelo menos dois aspectos multifuncionais; que se adaptem melhor ao seu contexto correspondente, e que sejam baseados em experiências prévias na área respectiva, além daquelas que incluam a participação ativa dos beneficiários no processo de tomada de decisões e fases operacionais das iniciativas.
Os candidatos precisam preencher a ficha de apresentação de iniciativas no site www.enelcuore.org. Esta seção também inclui os pré-requisitos e critérios de admissão.