Pessoas envolvidas na produção e produção de cultura podem participar do Programa Agente Comunitário de Cultura 2014, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Com inscrições até 25 de junho, a iniciativa apoia por meio de bolsas indivíduos que atuam nesse segmento, priorizando candidatos com menores condições socioeconômicas e residentes em áreas com menos oferta de serviços e equipamentos culturais. São 150 vagas oferecidas.
Esses agentes são reconhecidas por sua atuação cultural, seja em um território, uma determina linguagem artística, ou em assuntos relevantes para a promoção da cidadania cultural. Pode atuar de forma individual ou vinculado a um grupo/coletivo/rede e desenvolve algumas ações, como: a) processos de criação e produção culturais nas diversas linguagens artísticas e formas de expressão cultural; b) atuar na aproximação da população com os espaços públicos e/ou comunitários de cultura; c) promover práticas culturais relacionadas ao pensamento, formação, qualificação, criação, circulação, entre outras; d) articular e promover processos, eventos, manifestações populares, grupos ou redes culturais; e) fortalecer ações e produções culturais comprometidas com o acesso de pessoas menos favorecidas economicamente.
O valor mensal da bolsa concedida será de R$ 1.000,00, pelo período de 12 meses contados a partir da assinatura do ajuste. É importante pontuar que a concessão da bolsa não gera qualquer tipo de vínculo empregatício com a municipalidade.
A seleção das propostas será feita duas fases. A primeira é a habilitação, em que consiste na análise do material apresentado no ato da inscrição. Nessa etapa, é avaliado: a coerência entre objetivos e ações planejadas, capacidade de realizar ação no cronograma previsto, interesse público, relevância e impacto na comunidade; currículo e portfólio para comprovar experiência de atuação mínima de dois anos na área cultural; reconhecimento público por meio da apresentação de três declarações escritas por terceiros sobre a atuação cultural do candidato.
A primeira fase possui caráter eliminatório e serão credenciados para a segunda fase só aqueles que obtiverem no mínimo 70 pontos. O chamamento para segunda fase será no Diário Oficial da Cidade, em até 45 (quarenta e cinco) dias corridos contados do término das inscrições.
A segunda etapa é por sorteio público. O local e a data dos sorteios públicos serão definidos pela Secretaria Municipal de Cultura e divulgados com o resultado da primeira fase. Os candidatos serão contemplados por ordem de sorteio até o número máximo de bolsas disponíveis para cada área geográfica.
É importante pontuar que os agentes comunitários de cultura selecionados irão ainda participar de encontros mensais de formação e acompanhamentos, agendados pelo Núcleo de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura. Após seis meses do recebimento da primeira parcela da bolsa, esses agentes terão que entregar relatórios de desenvolvimento de suas ações realizadas para a Secretaria Municipal de Cultura. Novos relatórios deverão ser entregues após 12 meses do primeiro recebimento.
Inscrições até 25 de junho
Confira aqui informações detalhadas sobre inscrição, seleção, contratação e outros dados: http://bit.ly/1mYrWxY