O Instituto Alana e o Programa Cidades Sustentáveis lançaram o Prêmio Cidade da Criança. A iniciativa, voltada a prefeituras municipais brasileiras, busca reconhecer, promover e premiar cidades que garantam às crianças um crescimento com amplo acesso ao conhecimento, uma vida saudável, uma rede de proteção e lazer e amparo no que diz respeito à garantia de seus direitos, determinados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A proposta da premiação é divulgar experiências bem-sucedidas que possam ser multiplicadas em outras cidades.
O Prêmio Cidade da Criança foi apresentado a prefeitos e gestores públicos no dia 9 de abril. As inscrições para a iniciativa devem ser abertas no início 2016 e a divulgação dos resultados em agosto do mesmo ano.
Os municípios inscritos na premiação serão avaliados em cinco eixos: cidade para crescer com conhecimento, que medirá o comprometimento com a educação; cidade para crescer sustentável, que medirá os cuidados com a gestação materna e com a saúde das crianças; cidade para crescer protegida, que medirá a rede de proteção criada para as crianças; cidade para crescer brincando, que medirá a estrutura pública de lazer; e cidade que respeita e aplica o ECA, que medirá a implementação de políticas ligadas à legislação.
A ideia é que os municípios estabeleçam desde já metas a serem cumpridas em cada um dos eixos e promovam a participação da sociedade civil em seu planejamento e desenvolvimento.
Para saber mais, acesse aqui.
Fonte: Instituo C&A