O congresso vai ocorrer de 25 a 29 de agosto, no Campus da UERJ, o Maracanã, Rio de Janeiro.
Prazo para inscrição de Comunicações
PROPOSTAS DE INSCRIÇÕES DE SIMPÓSIOS – ENCERRADAS
15 DE JULHO – ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES DE COMUNICAÇÕES EM SIMPÓSIOS – ( Enviar a solicitação diretamente para os coordenadores de simpósios).
20 DE JULHO – ULTIMO DIA PARA RECEBIMENTO DOS SIMPÓSIOS ( OS COORDENADORES DEVEM ENVIAR OS SIMPÓSIOS COMPLETOS).
30 Julho – DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO FINAL
Durante 10 anos consecutivos o NUCLEAS vem discutindo questões relevantes sobre América Latina e os processos globalizantes. Neste ano, durante as comemorações de uma década de produção, o tema para reflexão envolve problemas cruciais sobre Espaços e Pensamentos: : Corpos Locais e Mentes Globais Sociedade – Política- Economia e Cultura.
As discussões sobre os atuais projetos sociais que diminuíram a taxa de miséria extrema em várias regiões do Brasil e outras cidades da América Latina, assim como a maior inserção da população até então excluída ao mercado de trabalho e ao consumo, se estenderão para novos debates sobre violência, diferenças sociais e movimentos sociais. O IV Congresso, reunindo especialistas latinoamericanos espera que propostas de novos paradigmas sejam apresentadas para resolver ou dirimir questões cruciais que assolam países e regiões do continente e suas relações internacionais. Pretende também ampliar o conhecimento sobre a complexidade da pluralidade latinoamericana através de maior intercâmbio de experiências e diálogos baseados nos valores de solidariedade e cooperação.
Pretendem também, analisar a evolução socioeconômica e cultural dos países da América do Sul, Central e do Caribe, frente à crise econômica internacional, destacando a relevância do Brasil e o desafio dos BRICs, assim como reexaminar e analisar problemas internos dos distintos países ou regiões e suas relações internacionais. Além de ressaltar a necessidade da ampliação de formas efetivas de cooperação, solidariedade e ética baseada nos valores construídos pela pluriculturalidade, integração e rompimento das fronteiras do etnocentrismo.
O congresso deseja converter-se num fórum que contribua para fortalecer as relações mútuas expressadas entre os países do Continente. As comunicações e intervenções serão bem-vindas. Toda participação é relevante e contribuirá significativamente para o fortalecimento das relações entre as Américas e o mundo.
Serão bem-vindas as comunicações e intervenções, desde disciplinas específicas, bem como enfoques multi e interdisciplinares e trabalhos comparativos, os quais podem trazer idéias de especial interesse ao processo de fortalecimento das relações entre a América Latina e o mundo.
Natureza do Congresso
No inicio do século XXI, América Latina nos apresenta obstáculos e problemas endêmicos como a violência, a pobreza, a exclusão social e as grandes diferenças sociais entre ricos e pobres.
O objetivo do Congresso é gerar discussões e reflexões sobre assuntos sociais propostos para o estudo dos fenômenos e processos sociais, econômicos, políticos e culturais que dominam o continente, assim como, reexaminar e analisar problemas internos dos distintos países ou regiões e suas relações internas e externas. Pretende também ampliar os conhecimentos sobre a complexidade latino-americana, um maior intercâmbio de experiências e diálogo com base nos valores de solidariedade e cooperação.
Serão bem vindas apresentações com enfoques pluri e interdisciplinares os quais podem trazer idéias de especial interesses para o processo de fortalecimento das relações entre os povos e culturas da América Latina e do mundo.
Justificativa
O congresso proporcionará à Universidade e o Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS) fortalecendo as relações entre os países do Continente, reunindo professores e pesquisadores para a discussão dos problemas regionais e internacionais. Também o Congresso se constituirá em um importante espaço de diálogo e relações interinstitucionais envolvendo a UERJ e outras instituições do Estado do Rio de Janeiro, bem como diversos programas de pós-graduação. A própria organização do evento já demonstra esta interação, envolvendo nomes vinculados à Fiocruz, UFF, UFRJ, entre outras.
É importante salientar, ainda, que os temas norteadores das discussões, no evento, tratam de questões basilares para o desenvolvimento social e econômico do Estado, tais como, saúde, espaço urbano, direitos sociais, entre outros.
http://www.nucleasuerj.com.br/home/ivcongresso/