Em 2015, o Prêmio Equatorial chega a sua 8ª edição. Neste ano, 20 iniciativas locais e indígenas – que implementam soluções inovadoras visando ao desenvolvimento inclusivo e sustentável – serão selecionadas para receber 10 mil dólares a serem investidos em programas focados no empoderamento de pessoas, uso eficiente dos recursos naturais e construção de comunidades resilientes. Além disso, os selecionados participarão, em dezembro, da COP21 – evento internacional da ONU sobre mudanças climáticas a se realizar em Paris, França.
Um comitê técnico consultivo e um júri internacional avaliarão os projetos, baseados em critérios como: o impacto da iniciativa para melhorar o bem-estar da comunidade e dos meios de subsistência locais; liderança indígena e empoderamento das comunidades; parcerias entre o setor privado, a sociedade civil e institutos de pesquisa; inovação e transferência com abordagens para superar restrições vigentes; empoderamento das mulheres e inclusão social; resiliência, adaptabilidade e autossuficiência.
Para participar, os projetos devem estar em andamento há pelo menos três anos; ter como base uma comunidade local e operação em área rural; e se localizar em um dos países nos quais o PNUD está presente.
As inscrições podem ser feitas até 27 de maio.
Para mais informações, acesse aqui.
Fonte: PNUD