No próximo dia 6, a Fundação Heinrich Böll Brasil promoverá uma ampla discussão sobre os livros “Atlas da Carne – Fatos e números sobre os animais que comemos” e “Cadeia industrial da Carne – Compartilhando ideias e estratégias sobre o enfrentamento do complexo industrial global da carne” da FASE, parceira da Fundação Böll.
Elaborada por pesquisadores do Brasil, Chile, México e da Alemanha, o “Atlas da carne” traz uma pergunta inquietante: você sabia que a produção de carne está relacionada ao desmatamento da Amazônia? A publicação mapeia a produção industrial de carne no mundo e como ela atinge recursos hídricos e solos, influencia as mudanças climáticas e aumenta a desigualdade. Registra ainda como a criação animal em escala industrial traz consequências como a fome, já que a produção intensiva fica sempre em primeiro plano, em detrimento das necessidades nutricionais de cada país. O cercamento de terras para esse objetivo também causa o deslocamento de pequenos produtores, intensificando problemas sociais. A perda de biodiversidade também é outra grave consequência desse avanço sobre as terras. O Atlas, portanto, indica esses e outros impactos do consumo de carne, seja ela bovina, suína, de aves e de outros tipos como búfalos e ovelhas.
O evento conta com a participação, como palestrante, de Sergio Schlesinger, um dos autores do Atlas e consultor da FASE, Claudia Job Schmitt, professora doutora da Universidade Federal Rural, e Maureen Santos, coordenadora do Programa de Justiça Socioambiental da Fundação Heinrich Böll Brasil. Sidney Rezende, jornalista e diretor do Portal SRZD, irá fazer a moderação.
Serviço:
Lançamento Atlas da Carne – Fatos e números sobre os animais que comemos
Quando: 6/12 – 18-22h
Onde: Brics Policy Center – Rua Dona Mariana, 63 – Botafogo – Rio de Janeiro
Com informações da Fase