A 3ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá de 16 a 19 de dezembro, em Brasília, vai trazer diversas manifestações científicas, artísticas e culturais. Jovens de 15 a 29 anos, de todo o país, podem se inscrever até 18 de outubro.
Teatro, dança, música, artes visuais, cinema, artes integradas, além de atividades culturais, científicas, acadêmicas – teóricas e práticas – vão fazer parte da programação da “Manifesta”, um espaço pensado para promover o reconhecimento e a visibilidade de manifestações da juventude brasileira.
A mostra abarca múltiplas linguagens e formas de expressão. Serão cinco espaços diferentes que receberão os projetos: espaço para projeções; espaço para apresentações; espaço para instalações e experimentos; espaço de vivências e reflexões; e espaço para comunicação colaborativa.
Critérios de seleção
A seleção vai levar em conta critérios como criatividade, qualidade, impacto e relevância da atividade artística, científica ou cultural diante dos objetivos da 3ª Conferência Nacional de Juventude, a participação do/a proponente em etapas da Conferência e a abertura da proposta para a interação e participação do público.
Serão 250 jovens selecionados em atividades individuais e coletivas. A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) vai custear as passagens, hospedagem e alimentação de todos os envolvidos nos projetos, além de certificar a participação no evento.
Sobre a Conferência
A 3ª Conferência Nacional de Juventude é um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para o Brasil. É um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude. Seu tema é “As várias formas de mudar o Brasil” e o que queremos saber é “Como você muda o Brasil? A sua cidade? O seu bairro?”
O objetivo da 3ª Conferência é atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito. As propostas e resoluções da etapa nacional servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude.
Faça sua inscrição e leia a chamada pública na íntegra.
Fonte: Portal da Juventude