Somos 47.240 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Textos

Participação, Direitos e Cidadania

Acessibilidade: um desafio


11 de março de 2015

Texto preparado pela Equipe Mobilizadores como material de apoio para o fórum “Acessibilidade e Pessoa com Deficiência”.

Arquivos

  • Acessibilidade: um desafio
Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • A Segurança Alimentar e Nutricional nas Eleições de 2018
  • Os brasileiros precisam saber o que comem
  • “A PL dos agrotóxicos vai ter um impacto direto na saúde do trabalhador rural”
  • Por que uma crise de abastecimento em tão poucos dias?
  • Dimensões críticas da reforma trabalhista
  • “O Estado abandonou as mulheres à sua própria sorte”

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários

5 comentários sobre “Acessibilidade: um desafio”
  1. Ubiraci Santos says:
    20/03/2015 às 10:32 pm

    Esse texto sobre acessibilidade e desafios elaborado pela Equipe de Mobilizadores, traz informações sobre o direitos constitucionais e internacionais da pessoa com deficiência, seja ela na audição, física, intelectual etc. Além disso, entende a importância do “Desenho Universal” uma maneira do poder público incluir nos equipamentos arquitetônico público (acessibilidade) tanto a pessoa com deficiência ou não. Mas é de conhecimento de todos que deficiência não é doença, entretanto, necessita de cuidados especiais, humanização e acolhimento como todos aqueles ditos normais também precisam.

    Responder
  2. ABEL says:
    19/03/2015 às 5:54 pm

    Precisamos de mais iniciativas, voluntariedade e quebrar as barreiras do preconceito, individualismo e desconhecimento do problema. Somos todos iguais e carecemos uns dos outros em nossas deficiências de toda ordem.

    Responder
  3. Gil says:
    17/03/2015 às 1:40 pm

    Concordo com a Regiane, nas suas colocações. E com o material que acabamos de ler, mais uma vez fica claro o fato de o que falta são ações práticas. Atitudes inclusivas diárias, partindo do simples e seguindo para as complexas. Leis existem, mas na prática, fica a desejar… Sempre esperamos que os outros cumpram a Lei, mas nas atitudes do dia a dia… Como por exemplo, o desrespeito a vaga de estacionamento de trânsito, destinada a pessoa com deficiência. Outro exemplo que vivencio (tenho um irmão e uma cunhada surdos), é quando iniciam para trabalhar em uma empresa. As vagas existem, a empresa insiste na contratação, porém sempre em funções singelas e de simples repetições, desacreditando em seus potenciais.Sem contar, as evidências de preconceituosas, que determinados setores nem aceitam a inclusão de pessoas com deficiência “em seus setores”. Isso também é muito frustrante. A contratação é somente em função da legislação e nada mais!

    Responder
  4. Equipe Mobilizadores says:
    13/03/2015 às 11:29 am

    Rede
    Mobilizadores

    Cara Regiane,

    Muito obrigada pelos seus comentários. Eles são fundamentais para melhorarmos a qualidade do material disponibilizado.

    Cordialmente,

    Equipe Mobilizadores

    Responder
  5. Regiane Nascimento says:
    11/03/2015 às 9:27 pm

    Com todo o repeito pelo trabalho e pesquisa demonstrado no material “Acessibilidade: um desafio”, sugiro revisar os referenciais e legislações relativas às políticas públicas para pessoas com deficiência. Atualmente, por exemplo,o termo Deficiência Mental foi substituído para Deficiência Intelectual. Cabe refletirmos a pessoa com deficiência, enquanto sujeitos de direitos. O governo deve promover ações mais efetivas, envolvendo toda a sociedade para igualar as oportunidades e ampliar o acesso das pessoas com deficiência a todos os bens, serviços, programas e projetos sociais. Sugestão para leitura Relatório Mundial sobre a deficiência (2011). disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/usr/share/documents/RELATORIO_MUNDIAL_COMPLETO.pdf

    Responder


Apoiadores


Realizador