A sociedade brasileira produz cada vez mais lixo, boa parte dele reciclável, e precisa dos serviços ambientais prestados pelos catadores para reintroduzir esses materiais no processo produtivo e conquistar cidades ambientalmente mais saudáveis. Segundo dados da Rede Latino Americana e do Caribe de Catadores, esses profissionais respondem por 99% do material reciclável que vai para a indústria, Fruto de um longo processo de exclusão social, os catadores, por sua vez, tiram das sobras da sociedade de consumo a sua sobrevivência.
muito boa a iniciativa desta oficina, precisamos discutir assuntos como estes, pois para uma boa parte da sociedades essas pessas, não tem nenhum valor, e sao cada vez mais excluido.
Essa cartilha traz informações muito importante para ser aplicada com a comunidade,tudo e colocado no mudo sendo maão usado ou jogado na terra ao céu aberto prejudica o meio ambiente, mas as forma de diminui essa questão e apoiado os catadores a transformar essa matérias em artes e outra objetos que através da reciclagem podemos reutilizar novamente
Muito bom essa oficina
Acartilha se mostra partcularmente importante na medida em que informa, orienta e esclarece os interessados para que se possa colaborar cada vez mais nesse processo que visa, senão eliminar, pelos menos reduzir ao máximo o dano ambiental causado pelo descarte de materiais pela sociedade. Boas fontes, texto acessível e estimulante.
A CARTILHA OFERECE INFORMAÇÕES MUITO IMPORTANTE,NÃO SÓ A POPULAÇÃO COMO TAMBÉM AS PESSOAS QUE TRABALHA COM A QUESTÃO DA COLETA SELETIVA MUITO LEGAL ESTA INICIATIVA.
A CARTILHA OFERECE INFORMAÇÕES MUITO IMPORTANTE,NÃO SÓ A POPULAÇÃO COMO TAMBÉM AS PESSOAS QUE TRABALHA COM A QUESTÃO DA COLETA SELETIVA MUITO LEGAL ESTA INICIATIVA.
Quando eu era criança meu pai trabalhava como catador, na época não se falava em reciclagem, dizia sucatas. Frequentei até os antigos lixôes para separar material. Fomos sustentados por muitos anos com a renda proveniente da venda desses materiais. Hoje sou estudante de Serviço Social e percebo que a minha profissão pode contribuir bastante com a emancipação e valorização dessa população.
Essa Oficina é muito interessante. É uma forma de conscientização e de entendimento e que pode nos levar a uma mudança em relação aos catadores, aos materiais que descartamos e o consumo… Conheço uma cooperativa na cidade de Mogi Guaçu que sempre encontrou muita dificuldade em se manter na ativa, chegando inclusive a parar por um tempo e está retoamando suas atividades aos poucos, isso graças ao empenho excessivo de pessoas que acreditam num mundo melhor, na valorização dessas pessoas que em grande parte vive à margem da sociedade. Elesestão com projetos maravilhosos, são um um projeto maravilhoso. Agora estão até com aulas de alfabetização. Não estou conseguindo acompanhar muito de perto, mas acho incrivel esse trabalho, mas que sempre encontram dificuldades, entraves e muito preconceito e não só da população, mas por vezes do poder publico. Esse canal de aprendizado e mobilização de voc^s é maravilhoso.
Poxa essa cartilha é muito importante gostariamos de receber exemplares para nossa reunião com nossos associados ADESF será que possamos adquirir exemplares para multiplicar no evento com palestra educativa aqui temos 4 turmas de 25 PcD obrigado e continuaremos participar
Realmente vale divulgar!
A cartilha oferece informações muito importante, para a população, tira muitas duvidas seria muito bom divulgar na internet para as pessoas fora do curso.
Estava com dificuldades para baixar a cartilha.Consegui e me ajudou em muito em alguns esclarecimentos.
Comecei a ler a Cartilha e logo no início ela nos fornece dados impressionantes. No meu município a Prefeitura faz a Coleta Seletiva mas são em poucos bairros e a população ainda não aprender a separar o lixo. Estamos avançando. Acredito que ao término desta oficina poderei ser uma multiplicadora dos conhecimentos adquiridos.
Edith Ap de O Vaz
Eu consegui baixar a Cartilha e li alguns trechos e fiquei surpresa em saber que cotonetes, fios dental e fraldas agridem tanto as tubulações e a natureza.
muito boa a iniciativa para realizar trabalho junto a esta categoria tão importante para o meio ambiente.
como consultor da área de resíduos sólidos vou divulgar muito ela.