A cada ano, aumenta o consumo de água para múltiplas finalidades. Por outro lado, os recursos hídricos disponíveis diminuem, em virtude do uso indevido. A cartilha ?Joca descobre a água? vem contribuir com informações sobre o tema, que, por sua relevância, deve estar incluído em ações educativas.
Gostei muito da cartilha, e acho que deveria ter uma maoir propagação dentro das escolas, nas comunidades, creches e todo local possivél, principalmente onde houver maior número de crianças, pois elas são ótimas para ajudar na transmisão de assuntos tão importante quanto este, esta atitude deve ser constante em nossas comunidades para que haja uma verdadeira educação em nossa sociedade.
Gostei muito da cartilha… Santa Catarina está sofrendo com a estiagem, já são 108 municípios que decretaram situação de emergência, e estamos criando uma cartilha para estiagem que vai ser a número 8 da série Nossa Segurança (1-defesa civil, 2-produtos perigosos, 3-prevenção, 4-comunicação, 5-tempestades, 6-enchentes, 7-deslizamentos).
Esta cartilha deve ser adaptada a realidade local e trabalhada em todas as escolas. Educar e conscientizar o pequenos de hoje,para que eles se tornem homens de ações concretas do amanhã.
Rômulo Amorim.
A concepção de uso e re-uso da água deve ser a cada dia divulgada nos meios da empresa falada e escrita. Todos nós devemos tomar imediatamente um atitude pro-ativa para praticarmos e levar adiante os conceitos de preservação e conservação da água em nosso planeta … antes que seja tarde demais… essa cartilha deveria ser melhor divulgada e ter uma boa logistica de distribuição gratuita nos diversos setores da sociedade.
Parabéns pela cartilha. As crianças são, sem dúvida, os melhores dissemidores. Concordo com os demais colegas: a cartilha seri um começo para incentivar e difundir mais a educação de a consciência ambiental.
O material mostrado é ótimo e deveria ser passado nas escolas. Muitas pessoas hoje em dia não tem conhecimento sobre a importancia da água, acabam usando de forma inadequada.
Acredito que água teremos sempre, mas já sobre a água potável nao posso dizer o mesmo.
Esta cartilha é uma ferramenta interessante e importante para trabalhar a comunicação e a educação da sociedade como um todo na sensibilização e mobilização para entender a importãncia da água nas nossas vidas, aliás sem água não existiria vida.
Pela eficiência didática este tipo de ferramenta pode ser utilizado com pessoas de todas as idades.
Concordo também que educação ambiental poderia ser introduzida nos currículos escolares, desde a tenra infância.
Texto muito interessante e de uma importância muito relevante! Gostei e muito de ler o ´´Joca descobre a água“. Parabéns ao escritores e colaboradores do texto 😀
Muito pedagógica a linguagem e abordagem do tema nesta cartilha. Uma excelente forma de propagar a conservação hídrica, despertando a importância da atuação individual, como também da educação e sensibilização ambiental.
Excelente material. Está autorizado o seu uso, citando a fonte?
O importante da utilização do material didático está na interatividade entre o educador e o educando, ou seja, a sociointeratividade, a qual em uma relação de diálogo o conhecimento se traduz em uma reflexão e a adoção de atitudes construtivistas. Penso que tal material deve ser aplicado a diversas gerações, pois a responsabilidade é coletiva e é no agora que o futuro é construído. Acredito também na educação cidadã, social e comunitária, onde o espaço de aprendizagem ultrapassa os limites da sala de aula, pois todo ambiente é ambiente de aprendizagem.
Cartilha com teor altamente pedagógico.Temos acesso nas escolas a material de qualidade como esta cartilha.As ações são inúmeras mas os adultos são pessoas difíceis de conscientizar.Vejam uso inadequado de água em todos os lugares.Decisões arbitrárias a nível político sempre são vistas.A questão do desmatamento,invasão de terras por construtoras,esgotos direcionados para rios,pessoas sem noção no consumo diariamente, entre outras questões me leva a uma pergunta lógica: interesses econômicos será sempre o fator decisivo nas decisões sociais?
Excelente conteudo da cartilha a educação ambiental poderia ser incluida nas escolas e univérsidades. assim as pessoas teriam uma cultura bem melhor relacionada a educação ambientel não participariam qdo necessário fosse
Excelente conteudo da cartilha a educação ambiental poderia ser incluida nas escolas e univérsidades. assim as pessoas teriam uma cultura bem melhor relacionada a educação ambientel não participariam qdo necessário fosse.
Excelente conteudo da cartilha a educação ambiental poderia ser incluida nas escolas e univérsidades. assim as pessoas teriam uma cultura bem melhor relacionada a educação ambientel não participariam qdo necessário fosse.
concordo com o cometário da colega Nathalia, em todas as etapas da vida deveriam ser tratados temas ambientais, e com ênfase especial a preocupação com a água.
a equipe q organizou a cartilha esta de parabéns, excelente conteúdo, vou repassar para as colegas professoras para se trabalhar o tema em sala e aula.
Excelente o conteúdo da cartilha!
Este assunto de fato deve ser abordado em sala de aula para promover a concientização da necessidade de preservação dos recursos hídricos, o que poderá mudar até mesmo o comportamento dos adultos por meio da influência das crianças conscientizadas, que acabam virando verdadeiros fiscais de seus pais!
Gostaria ainda de levantar uma reflexão: Penso que mais do que o usurário comum, de uso doméstico, com grande desperdício, o setor principal de uso de água é o dos grandes latinfundiários, que plantam pastagens e/ou criam gado. Por isso, além da educação para nossas crianças, também temos que discutir políticas de proteção dos grandes usuários.
Gostei muito da cartilha, bem didática e numa linguagem de fácil entendimento. As ilustrações possibilitam fixar o conteúdo e acredito que o tema deve, sim, ser mais explorado por todos nós, independente de qual área ou setor nos inserimos. Água é um bem imprescindível e escasso.
A Educação Ambiental deveria também ser estudada em salas de aula com crianças e adolescentes para que as pessoas comecem a ter conciência ambiental atravéz da escola é somente com a educação que pessoaas podem se conscientizar não só pelo problema da água más por outros problemas ambientais que também são muito importante.
O conteúdo da cartilha é muito interessante e de de linguagem simples, têm informações muito importantes e seria e seria ótimo se o Governo e as escolas adotassem adotassem a cartilha.
Se todos fizer a sua parte esse fato pode mudar!!!
muito boa a história, podendo ser trabalhada, com crianças para que elas também comecem a ter consciência da importância da água, para todo o mundo, para que cresçam responsáveis, e não só para crianças, com a história do “Joca” todos podem tirar duvidas e se informar sobre o assunto q vem sendo tão discutido.
Muito boa essa história, ótimo para ser usado nas escolas como material de apoio e também poderia ser ditribuídos nas comunidades por ser de fácil entendimento.
Muito interessante concordo com os comentários mais seria muito interessante se ela fosse disponível para a sociedade …
Realmente, o que se tem mais falado ultimamente é a respeito de economia de água. Acho que deveria ser feito uma Educação Ambiental, com a ‘educação’, as pessoas começariam a respeitar o meio ambiente e ter consciencia da importancia deste. Essa cartilha é uma boa para ser apresentada em escolas.
Infelizmente a o ser humano precisa se conscientizar cada vez mais!
Esse material é riquíssimo para trabalhar de forma lúdica e com responsabilidade sobre os meios e prevenções para um consumo consciente que não agrida tanto o meio.
Precisamos reforçar sempre, repetir, continuar! Trabalhei na educação infantil, e acredito que viabilizando o material e preparando as futuras gerações, poderemos contribuir e amenizar os impactos, que uma sociedade desenfreada, pode causar com o desleixo no uso desse recurso precioso, para própria sobrevivência e demais espécies.
Interessante o conteúdo da cartilha muito bem elaborado e concordo com todos e um excelente material para se trabalhar com educação e responsabilidade ambiental.
Um material rico de informações e que faria uma grande diferença se fosse usado na sala de aula, principalmente nessa semana em que comemora-se o dia da água.
Uma ilustração bem interessante, que retrata de forma clara e verdadeira a necessidade que temos
em tentar conservar de todas as formas os nosso mananciais.Pois todos sabemos que a água é o ouro do futuro.
Racionalizar o uso da água não significa ficar sem ela. Significa usá-la sem
desperdício, tornar essa atitude uma
prioridade social e ambiental. Agindo
assim, água tratada e saudável nunca
faltará em sua torneira. Cartilha clara e prática, merece ser divulgada sem dúvidas!
A cartilha apresenta como estratégia principal sensibilizar crianças e adolescentes para a necessidade de utilização da água de forma racional. E para isso oferece instrumentos para a compreensão de conceitos e dos processos de movimentação da água no ambiente, as principais fontes poluidoras e os impactos sobre os seres vivos e as populações que também dependem da água como recurso.
Material de boa qualidade, muito didático e com linguagem simplifica. Grande potencial, talves acrescentária mais um item na página 26, no tema “o que se pode fazer para poupar água” abordaria a captação e utilização da água de chuva.
Execelente conteúdo sobre educação ambiental.
Gostei bastante da cartilha, com conteúdo bem acessível e esclarecedor.Alice Sias
A Historia em questão serve para refletirmos em como a gente tem ultilizado nossa agua, e a preocupação de como poupar e nos regrarmos para que não haja desperdicio da mesma.
Achei muito interessante a Expressão que Diz:
Toda agua é a Mesma Agua, dos oceanos dos Mares da chuva e a agua que sai da minha e da sua torneira.
hoje tenho visto que aqui no Amazonas, não se tem tido tanta preoculpação por vivermos cercado dos maiores rios de agua doce do Mundo, vemos muitos esgotos, lixos e minha preoculpação é como ficará nossos rios, contaminados para nossos filhos? temos que mudar esta realidade.
Olá, eu achei o conteúdo da cartilha muito interessante ,e acho que ela deveria ser adotada pelas escolas para conscientizar todos os alunos e professores sobre esse uso.A aguá é realmente um problema universal e se nós não tomarmos cuidado iremos perder esse bem tão precioso que é indispensável para as nossas vidas.
A Cartilha poderia ser adotada pelos governos de outros estados!
Concordo que sim, que a educação ambiental já deveria fazer parte do currículo obrigatório em todos os níveis de ensino.
O conteúdo da cartilha é interessante, o vejo como uma ótima forma pedagógica para ensino em escolas infantis, principalmente. É relevante lembrarmos que os a poluição dos recursos hídricos é muito comum, pois desde tempos passados os homens procuravam se estabelecer próximos aos corpos d’água, principalmente rios e lagos, e assim nesses mesmos locais despejavam seus dejetos sem qualquer tipo de tratamento, o que acarretava na poluição das águas e consequentemente na perda da qualidade das mesmas.
uma bela historia sobre a importancia da agua! com uma fiscalizaçao melhor e mais dura do governo pudesse resolver uma serie de problemas relacionados a agua.Todos sabem da importancia da agua e a educaçao ambiental deveria ser inclusa na eduacaçao dos jovens para todos estarem aptos a lutar por esse recurso vital de nosso planeta
O MEC deveria com muita urgência incluir na grade escolar a disciplina “Educação ambinetal”. Desde o ensino fundamnetal e assim sucesivamente! Educação é tudo. A partir do momento em que se conhece e que a mudança fica propicia ao ser humano. E educar desde muito cedo é grande perspectiva de se formar cidadãos críticos e conscientes. A cartilha deixa esse meu pensamento mais aguçado ainda. Eu sou a prova viva disso. Depois que trabalhei como professora em uma comunidade rural, e participei do projeto Meio Ambiente, muita coisa mudou.Antes economizava somente pelo dinheiro, hoje faço por uma questão de respeito ao meio ambiente, por exemplo: seleciono todo o meu lixo ( um catador coleta pra vender), o lixo do banheiro queimo e coloco nas plantas ornamentais, as cascas de verduras e frutas vão para as plantas, as folhas das árvores ficam em um canto do quintal e viram esterco. Conclusão: o lixo pra coleta destinada ao aterro controlado da minha casa é quase zero. E isso me dá um alívio!!! Então educar é tudo. Mais oficinas, mais cartilhas, mais palestras. E mais cobrança dos orgãos públicos para os grandes poluidores.
Muito interessante o conteúdo da cartilha, tem muitas informações importantes.Atualmente temos muitas informações acerca dos problemas ambientais no mundo. O que falta é termos uma percepção ambiental mais apurada e principalmente nos senbilizarmos a partir desse novo olhar.
precisamos nos alertar em relaçao a agua, pois este é um bem idispensavel a vida, vamos pensar na traposiçao do sao francisco sera que nao estaremos esperdicando agua nesse processo.
Maria Jose
O problema é abrangente e Universal. Temos que unir forças – e isto é urgente – e ampliar as campanhas sobre o sistema hídrico vez que a maioria de nós estamos cientes da problemática mas sempre acreditamos que “é o outro”o “vilão”.
Muito boa a historinha, realmente temos que ter mais responsabilidade com a natureza no geral. Se cada uma fizer um pouquinho se quer para ajudar, acredito que poderemos mudar o modo na qual tratamos nosso meio ambiente.Poupemos água e energia, se quisermos deixar algo de bom para nossos filhos e netos.
Como foi falado pela Nathália Alves tambem é um questinamento que tenho feito a muito tempo, porque todos esses ensinamentos não são abordados pelas instituições de ensinio com seu divida importância. Quando esses temas são abordados e de forma sucinta e básicamente teorica deixando o estudante perdido em meio de conceitos.
Com relação a cartilha comcordo que ela faria uma difernça nas salas de aula ,mas sozinha ela não teria o poder de concientizar os estudantes da im portancia da água. Nós como educadores temos o dever de levar a imformação de forma mais clara e pràtica para nossos alunos, a ação juntamente como dedicação ao trabalho ambiental podem fazer a diferença em nossa sociedade.
A educação ambiental deveria estar inclusa em todas as etapas da vida do ser humano, começando pelo meio escolar, onde é lapidado o caráter do indivíduo, e gradativamente as questões ambientais seriam bem mais assimiladas por todos no decorrer da vida, devemos incentivar e difundir mais a educação e a consciência ambiental entre a sociedade, para conseguirmos resultados diferentes e acima de tudo, positivos.
Vejo o conteudo da cartilha muit interesante, seria muito bom se podessemos tê -las nas salas de aula de todo o Brasil.