Somos 47.236 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Textos

Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade

Os Biomas Brasileiros


13 de outubro de 2010

Hoje se fala muito em “biomas”. Palavra um tanto estranha até pouco tempo atrás. Entretanto, na sua fala em um evento organizado pela Itaipu Binacional, o famoso físico Fritjof Capra disse que “não há como promover um desenvolvimento sustentável senão adaptado a cada bioma”. Portanto, buscar os caminhos do desenvolvimento no mundo de hoje exige, pressupõe que conheçamos o bioma onde vivemos.

Arquivos

  • os-biomas-brasileiros.pdf
Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • A Segurança Alimentar e Nutricional nas Eleições de 2018
  • Os brasileiros precisam saber o que comem
  • “A PL dos agrotóxicos vai ter um impacto direto na saúde do trabalhador rural”
  • Por que uma crise de abastecimento em tão poucos dias?
  • Dimensões críticas da reforma trabalhista
  • “O Estado abandonou as mulheres à sua própria sorte”

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários

2 comentários sobre “Os Biomas Brasileiros”
  1. Valdemir says:
    13/09/2008 às 12:49 am

    O os diversos Biomas impressos no território brasileiro têm sofrido um processo de destruição por parte da ação antrópica ao longo dos onos, sem tampouco haver uma preocupação com sua conservação e/ou recumperação, fruto em parte, da própria necessidade de manutenção da vida humana, das próprias condições de reprodução do homem em quanto espécie e; em parte pela usura que se materializou na essência do homem “moderno” guiado pela sociedade do consumo que ao mesmo instante também é a sociedade do controle. Diante das variáveis, consumo e controle, observamos que a atual preocupação com a sustentabilidade ambiental não foge às práticas das supracitadas variáveis, ou seja, continua ligada à possibilidade do acúmulo de capital agora de forma regulada.
    Além de tudo isso, há também os conflitos interrelacionais interesses não só éconômicos, mas também políticos. Discutir sustentabilidade abiental é preciso uma maior serenidade daqueles que de fato pensam essa questão, é preciso tirar essa dicussão do âmbito político-econômico e trazer para uma análise respaldada na pesquisa, nas Ciências.

    Responder
  2. ELOY says:
    04/09/2008 às 7:30 pm

    A fugura dos “biomas” no Brasil, tecnicamente parece inadequada, deve ser encarada com restrição no Brasil, pois sua instituição e implementação segue critérios políticos e não técnicos. Parece que está sendo criado bioma numa tentativa de transformar 100% do território nacional como área de proteção constitucional, visando gerar emprego para Ongs e ambientalistas.

    Por exemplo, pergunta-se ao autor: de onde vem a informação de que a mata atlântica possui somente 7% de cobertura florestal???? ou 5%. O artigo nao traz a fonte. solicita-se informar a fonte oficial.
    Ora, a Reserva Legal é de 20%, então algo está aparentemente errado. O dado de 7% foi aparentemente distorcido, representando cobertura primária, que chegou a ser noticiada como sendo 1% . Este dado foi “manipulado” por alguns para fins de aprovação da Lei da Mata Atlântica – que nada tem a ver com o BIOMA Mata Atlântica. A cobertura oficial, segundo dados divulgados pelo MMA DEPOIS DA APROVAÇÃO da Lei da Mata Atlantica – mata falsa, pois vai até o pacífico, que na verdade quer definir o BIOMA Mata Atlantica, que inclui cerrado, caatinga, campos gerais, e áreas que não pertencem à mata – é da ordem de 26,44%, sendo que em alguns estados supera 30%! Este dado é confiável divulgado pelo MMA!

    Feita esta restrição, parece adequado que a vida seja adaptada ao bioma em que ocorre, com suas crenças e valores fundamentais. A ação antrópica, entretanto, não permite sua manutenção original, sob pena de eliminar o ser humano. Então, a sustentabilidade virá no equilibrio da vida do bioma com o ser humano que a ele está sendo incorporado, nao sendo original. No inicio tinhamos 100% de florestas e talvez menos de 1% de pessoas. Hoje temos 60% de pessoas e 30% de florestas. Um equilibrio cada vez mais crítico para a sustentabilidade.

    Responder


Apoiadores


Realizador