Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Erradicação da Miséria

CNPq investe R$6 milhões na área de Segurança Alimentar


13 de outubro de 2010

OO Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou edital para projetos de pesquisa nas áreas de Tecnologias Sociais em Segurança Alimentar e Nutricional. O prazo para a submissão de propostas vai até 21 de junho. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, na Plataforma Carlos Chagas.


Há oportunidades em duas linhas temáticas. A primeira delas, nomeada Segurança Alimentar e Nutricional, engloba pesquisas sobre sistemas locais de segurança alimentar e nutricional, estudos etnográficos de resgate dos alimentos tradicionais, mapeamento da cultura alimentar, bem como tecnologias sociais para segurança alimentar e produção de alimentos orgânicos.



O edital beneficia ainda pesquisas na linha de Cadeia Produtiva de Alimentos, que incluem estudos sobre tecnologias para redução de custos e ampliação da eficiência no processamento de alimentos e de novos produtos alimentícios, além de tecnologias de aproveitamento de subprodutos de origem alimentícia e a avaliação microbiológica de alimentos e controle de qualidade.



A última linha de pesquisa apóia também projetos de produção de alimentos funcionais, de agregação de valor nutricional aos alimentos tradicionais, de tecnologias sociais de gestão de produtos e processos e de tecnologias de produção, armazenagem e apresentação dos alimentos comercializados por vendedores ambulantes e pequenos comerciantes.



Para submeter uma proposta, os candidatos devem ter título de doutor e currículo cadastrado na Plataforma Lattes e ter vínculo empregatício com a instituição de execução do projeto.



Os resultados do processo seletivo estão previstos para ser divulgados a partir de 19 de julho. Cada um dos projetos aprovados receberá no máximo R$ 200 mil. Serão reservados 30% dos recursos disponíveis a pesquisas coordenadas por cientistas vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. A contratação das propostas será iniciada a partir do dia 1° de agosto.



Mais informações podem ser obtidas no site do CNPq.




Com informações Universia ( www.universia.com.br)

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador