Somos 47.239 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

O vídeo como propulsor de transformações sociais


13 de outubro de 2010

De 26 a 31 de março de 2007, durante a Semana de Inclusão Digital, a capital paulista será palco de uma mostra de vídeos comunitários ? a I Vídeo Ação ?, organizada pelo Comitê para Democratização da Informática de São Paulo (CDI-SP) com a Central Única das Favelas (Cufa). A intenção é dar visibilidade ao olhar do morador de comunidades pobres de São Paulo sobre o lugar onde moram. Acostumados a verem suas comunidades retratadas de forma negativa, a mostra é uma oportunidade para focarem ações positivas que acontecem nesses locais.


Para Rodrigo Alvarez, diretor do CDI-SP e um dos idealizadores da mostra, as comunidades pobres são muito mal-retratadas pela grande mídia, e os moradores não se reconhecem nestes retratos. Dessa forma, esta seria uma tentativa de conhecer e divulgar mais sobre a própria realidade em que vivem.


Os moradores de comunidades de baixa renda que se interessarem podem se inscrever até o dia 25 de janeiro. As produções devem mostrar soluções para problemas típicos desses locais e devem estar ligadas a ONGs que já utilizam o vídeo como ferramenta de transformação social. ?Nossa prioridade é dar visibilidade a produções que abordem mudanças nas comunidades. Não estamos preocupados com o valor estético do vídeo em si. Queremos que as pessoas debatam seus problemas e retratem diferentes caminhos para superá-los. Por isso escolhemos a linha de vídeo-ação, como é o nome da mostra, ao invés do vídeo-denúncia. Nossa idéia é estimular o uso do vídeo como ferramenta de transformação social?, explica Alvarez.


De acordo com o CDI- SP, as equipes devem ser das Escolas de Informática e Cidadania (EICs) da Rede CDI, dos núcleos da Cufa ou de outras ONGs que tenham a mesma missão: promover inclusão social através de inclusão digital. ?Aqueles que se interessarem podem inclusive se inscrever para oficinas de roteiro e edição de filmes, previstas para acontecer em janeiro do próximo ano. No ato da inscrição, os participantes devem manifestar o desejo pelas oficinas. O número de participantes vai depender da demanda que surgir?, complementa Alvarez.


A inscrição é gratuita e pode ser feita por equipes de ao menos três pessoas. Os filmes devem ter entre cinco e 15 minutos e ser inscritos em formato DVD. O prazo de envio das produções termina em 1° de março.


Além da exibição dos filmes em espaços diversos de São Paulo, que ainda não estão definidos, a mostra organizará um debate sobre ?O Vídeo como Ferramenta de Inclusão Digital e Social”. Cerca de cinco vídeos serão selecionados para servirem de mote à discussão. Segundo o diretor do CDI- SP, a idéia da mostra surgiu da necessidade de explorar o potencial do vídeo para promover discussões acerca da realidade. ?Acreditamos que o vídeo, e as tecnologias em geral, podem enriquecer as leituras feitas da realidade?.


A seleção dos vídeos será feita por uma equipe formada por representantes da Cufa e do CDI-SP, além de outras pessoas que ainda serão convidadas a participar. Os formulários de pré-inscrição estão disponíveis no site do Comitê para Democratização da Informática, www.cdisaopaulo.org.br


Fonte: Rets (arruda.rits.org.br ), com base em matéria de Joana Moscatelli.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador